sexta-feira, 1 de junho de 2007

O Golpe Chavista!! Contradições Venezuelana!


Com o fechamento da RCTV, a Venezuela vive dias de tumulto e manifestações contra ao governo de Hugo Chavez. Visando todo esse panorama político, vemos o quão é utópico pensar no socialismo e suas facetas, pois, o mesmo Chavez que entrou no governo com propósitos tão libertários e nacionalista, está transformando o país em uma ditadura socialista, sim semelhantes aquelas do tempo da União Soviética ou indo mais próximo, a ditadura Militar que tivemos no Brasil.

O incrível é que o presidente venezuelano, o qual estou a um ponto de chamar de ditador, usou como argumentos para fechar a RCTV, os que levam a censura como ponta de apoio, aqueles comumente usados em regimes totalitários. Um deles destaca-se pela total contradição, de que há 5 anos, a RCTV estava armando um complô para dar um golpe de estado e retirar o 'presidente' do poder. Hã? E o que vemos hoje não é um golpe de estado socialista encabeçado pelo inigualável Hugo Chavez? Será que um presidente que detém os poderes absolutos de um país, não deu um golpe para assumir o poder? Ou todos acham que ele instalou o regime socialista por que daqui a pouco ele irá dar em mãos, a Venezuela, para um politico de direita? Óbvio que não, o país que Chavez representa está debaixo de suas asas e da conduta que ele julgar necessária. Com isso, pode fechar sinais de TV, sinais de rádio, prender pessoas.. E ainda assim , há pessoas que acham que ele esta fazendo o bem para a soberania da nação.

O que acho engraçado, é não saber até que ponto calar a voz de 80% da nação é fazer o bem para ela. Como não se pode ouvir milhares de manifestantes saindo as ruas pedindo a revisão do ação de Chavez? Entretanto o que ele ouve apenas são os gritos causado pela represália da polícia, os gritos pelas balas de borracha, gás lacrimogênio e outras formas que se tem para calar uma pessoa.

Em pleno século 21 vimos nascer uma ditadura totalmente utópica, baseada na igualdade social que só está trazendo a divisão de um país. Não precisamos fazer um levantamento do que isso pode causar, estamos vendo nascer uma Neo - Cuba na América Latina. Uma tentativa errônea de instalar o socialismo, o que só irá beneficiar a camada de políticos do governo, porque é ilusão pensar que em um regime como esse não exista corrupção e todos os outras formas de enriquecimento pessoal.

Chavez quer calar a voz do povo e da imprensa, tanto venezuelana quanto mundial. E assim, sugeriu, diante da opinião de políticos brasileiros em cadeia nacional, que era mais fácil a coroa portuguesa se instalar novamente no Brasil que ele renovar o sinal da RCTV. Imaturidade, capricho ou simplesmente falta de atitude do 'caro hermano' a não saber como lidar com a euforia da sua nação e das duras críticas do seus vizinhos latinos.

E assim, segue a via crucis... Uma história que tão cedo terá fim, e veremos aonde o utópico Chavez e seus aliados irão chegar com esse regime ditatorial não declarado.

Um comentário:

Aldrin Leal disse...

Chavez tem um governo que está mais pra Totalitário que pra Socialista. E mais pra populista que pra democrático.

Soa familiar? Sim, esta receita foi muito usada em toda a America Latina.